Desenvolvedor: Electronic Arts
Distribuidor: Electronic Arts Sports
Gênero: Esporte
Lançamento: 27 de Setembro de 2011
Plataforma: Xbox 360, PC, PlayStation 2/3, PSP, Wii.
Em relação às experiências anteriores de FIFA, o game que deve dar as caras este ano trará, aparentemente, uma experiência em dobro. “É como se houvesse o dobro dos jogos anteriores — metade com a bola, metade sem a bola”, conforme colocou o produtor David Rutter ao site IGN.com.
Em outras palavras, embora a trindade engine de impacto, dribles precisos e nova inteligência para os jogadores venham imediatamente à mente quando se pensa em FIFA 12, fato é que o preciosismo da Electronic Arts conseguiu melhorar ainda outro ponto interessante para a edição que dará as caras até o final deste ano. Basicamente, não bastará mais que você seja um bom jogador defensivo, já que a tática defensiva será muito menos automática e, consequentemente, muito mais tática.
Durante a E3 2011, a EA Sports demonstrou melhorias significativas da jogabilidade. Uma das mudanças mais esperadas é a revitalização do sistema de dribles. Apesar de bem estruturado, o antigo esquema de “firulas” futebolísticas — atreladas ao manche analógico esquerdo — exigia uma mistura de treino, sorte e boa memória.
Antes você precisava executar movimentos rápidos com o manche para realizar os diferentes dribles. Agora, basta estar com um jogador suficientemente habilidoso para tentar uma jogada de efeito. Movimentos curtos com o manche, com uma dinâmica semelhante a da realidade, são suficientes para desmontar a defensiva adversária.
Além disso, o próprio esquema de defesa — também foi reformulado — também permitirá novas oportunidades de ataque, haja vista que os cenários de “um contra um” serão mais recorrentes. Basta segurar o botão para o controle preciso da bola (o mesmo utilizado nas edições anteriores) para que você domine a pelota com maior carinho, bem próximo ao seu corpo, permitindo movimentos rápidos e desconcertantes.
Outro elemento que retorna com novos ajustes é o Personality Plus. Para quem não sabe, o Personality Plus — introduzido em FIFA 11 — recria o comportamento real dos atletas dentro dos campos virtuais, ou seja, a inteligência artificial do jogo faz com que os jogadores se comportem como suas contrapartes verdadeiras.
O novo Personality Plus apenas corrige alguns excessos e falhas do passado. Jogadores com grande domínio de bola não serão impossíveis de serem desarmados (como é o caso de Iniesta em FIFA 11) e atletas de estatura elevada serão muito mais letais nas jogadas aéreas.
Jogadores como Peter Crouch ou Didier Drogba (que além de alto também forte) têm muito mais chances de ganhar disputas no ar. Mesmo porque a engine de impactos também entra em cena para garantir que a “trombada” terá um resultado mais realista.
Se você é um fã de jogos de futebol já deve estar familiarizado com o sistema de controles defensivos, especialmente com o botão que chama um segundo atleta para auxiliá-lo na marcação. Em FIFA 12 esse esquema foi abolido!
Calma, não entre em pânico. Muitos jogadores vão estranhar a ausência dessa opção, haja vista que ela estava no centro de todas as ações defensivas. Em FIFA 12, em vez de chamar um segundo defensor, você poderá acompanhar o atacante correndo de costas.
O movimento é natural nos campos de futebol e permite que o zagueiro acompanhe o oponente a uma distância segura até encontrar o tempo certo para dar o bote e roubar a bola. A mudança pode causar alguma estranheza, mas sem sombra de dúvida deixará a ação ainda mais realista.
Na verdade, a maioria das novidades de FIFA 12 passará despercebida pela maioria dos jogadores. Somente os fãs mais ardorosos vão reparar em como os pequenos ajustes da jogabilidade faz do título algo muito superior às outras edições da franquia.
Um bom exemplo é como os atletas agem sem a bola. Em FIFA 12, os jogadores reagem de forma mais intuitiva em relação à bola e interagem com ela com muito mais naturalidade. Em vez de esperar que a pelota chegue aos seus pés, ele procurará uma forma de contato que não comprometa sua equipe.
Nada muito surpreendente, certo? No entanto, em FIFA 11 esse tipo de movimento é praticamente impossível. A bola viaja pelos céus e seu defensor só tentará fazer contato quando ela estiver na altura do seu joelho.
Essa mesma “naturalidade” em relação ao jogo e a bola se aplicam na parte ofensiva. Atacantes habilidosos não vão esperar a bola “redondinha” para tentar um chute forte de primeira. Em suma, FIFA 12 prega pela “simplicidade” em campo.
Mas é a união de todos esses elementos que promete deixar o jogo ainda mais atraente. Como é o caso do novo sistema de contusões. Em FIFA 11, alguns jogadores já mostravam proeminência a contusões, no entanto, em FIFA 12 isso vai muito além.
Fadiga muscular, contusões reincidentes e até mesmo o abuso em uma determinada partida podem acarretar em lesões independente do jogador em questão. Resta saber como isso será aplicado, afinal, se o esquema for bem aplicado — levando em consideração a duração de uma temporada — trata-se de algo realmente interessante.
Ademais, a produtora ainda prometeu novidades no novo modo carreira ao permitir, por exemplo, que você se envolva em qualquer aspecto do jogo — desde contratar olheiros para encontrar jovens talentos até montar a sua equipe com base em relatórios de especialistas. Por último, embora não menos importante, a janela de transferência deve se tornar muito mais realista que nas edições anteriores, com jogadores muito mais agressivos e inteligentes em suas exigências.
Gameplay
Créditos
usuário: @iae_robinho
Comunidade: Xbox 360 (OFICIAL) do orkut
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